3º Edital de Formação do Laboratório Experimental de Criatividade

18 de fevereiro de 2014

Por LabExperimental

De 10/02/14 a 28/02/14 receberemos as inscrições do 3º Edital de Formação LabE – Laboratório Experimental de Criatividade.

O processo tem como principal objetivo experimentar a formação de oficineiros através de encontros digitais, presenciais e através da experiência empírica.

O edital é destinado a interessados em desenvolver habilidades de arte-educação, educomunicação e processos colaborativos em conjunto com adolescentes, jovens e adultos em escolas e centros culturais.

Serão selecionados 12 inscritos, que desenvolverão o projeto com treinamento e acompanhamento da equipe idealizadora do projeto. Podem se inscrever para o processo de formação maiores de idade de qualquer cidade do Brasil.

flyer2

Metodologia:

Livre-discussão:
- 8 encontros (uma vez por semana) de formação à distância (internet).

Livre-prática:
- 6 oficinas de construção de intervenção na escola/centro cultural articulado na região do oficineiro.
- 6 horas de ação cultural com os alunos na escola/centro cultural articulado na região do oficineiro.

A seleção se dará em 3 etapas que iniciarão a partir do dia seguinte ao término das inscrições até 14 de março, data de divulgação do resultado. As etapas consistem na análise técnica da inscrição, oficina de pré-seleção (selecionará 30 candidatos), e a semana de avaliação baseada nos critérios de disponibilidade, pontualidade e assiduidade nas oficinas, trabalho em equipe e comprometimento.

A formação será de 19 de março a 30 de abril, e o resultado será de 12 intervenções culturais e pretende atingir direta e indiretamente 12 mil crianças e adolescentes.

labe_capa-001

Sobre o LabExperimental

Apresentação
Projeto de formação livre, pautado no debate de cultura de rede, sistematizado em quatro eixos.

Objetivo
Formar oficineiros que estimulem a participação das escolas na construção de uma cultura de rede através de um laboratório de criatividade e formação de coletivos culturais dentro das escolas.

Metodologia
8 encontros vituais, 6 oficinas práticas e uma intervenção artística/cultural.

Quatro eixos:

1. Modelos de organização: dos coletivos a democracia
2. Ocupação do espaço público
3. Mídia Livre
4. Remixologia

1. Modelos de organização: dos coletivos a democracia (e/ou a “Política descolada de Brasília”) - aproximar das pessoas e do dia os diferentes modelos de governança que nos cercam, descolando política de “Brasília”. O principal, aqui, é desconstruir a ideia de que só tem um jeito certo de tomar decisões; apresentar outras formas de tomar decisão como escolhas possíveis para processos internos.

2. Ocupação do Espaço Público - pesquisa de campo do espaço público da comunidade. Mapeamento afetivo desse espaço.

3. Mídia Livre - proposta de debate e geração de conteúdo com mídias móveis. Trabalhar o conceito de midiativismo e direitos humanos, mantendo a ponte com espaços públicos.

4. Remixologia - contextualização da cultura livre – o que é licenciar de maneira livre, porque isso é um convite para o mundo interagir com suas ideias; a apropriação da produção simbólica do mundo para criar outras coisas. Apresentacão de referências de processos coletivos e colaborativos.

QUALQUER DÚVIDA
entrar em contato com lab@labexperimental.org

Link para inscrições

Compartilhe:

Deixe uma resposta

REDES SOCIAIS