
Por LabExperimental
De 10/02/14 a 28/02/14 receberemos as inscrições do 3º Edital de Formação LabE – Laboratório Experimental de Criatividade.
O processo tem como principal objetivo experimentar a formação de oficineiros através de encontros digitais, presenciais e através da experiência empírica.
O edital é destinado a interessados em desenvolver habilidades de arte-educação, educomunicação e processos colaborativos em conjunto com adolescentes, jovens e adultos em escolas e centros culturais.
Serão selecionados 12 inscritos, que desenvolverão o projeto com treinamento e acompanhamento da equipe idealizadora do projeto. Podem se inscrever para o processo de formação maiores de idade de qualquer cidade do Brasil.
Metodologia:
Livre-discussão:
– 8 encontros (uma vez por semana) de formação à distância (internet).
Livre-prática:
– 6 oficinas de construção de intervenção na escola/centro cultural articulado na região do oficineiro.
– 6 horas de ação cultural com os alunos na escola/centro cultural articulado na região do oficineiro.
A seleção se dará em 3 etapas que iniciarão a partir do dia seguinte ao término das inscrições até 14 de março, data de divulgação do resultado. As etapas consistem na análise técnica da inscrição, oficina de pré-seleção (selecionará 30 candidatos), e a semana de avaliação baseada nos critérios de disponibilidade, pontualidade e assiduidade nas oficinas, trabalho em equipe e comprometimento.
A formação será de 19 de março a 30 de abril, e o resultado será de 12 intervenções culturais e pretende atingir direta e indiretamente 12 mil crianças e adolescentes.
Sobre o LabExperimental
Apresentação
Projeto de formação livre, pautado no debate de cultura de rede, sistematizado em quatro eixos.
Objetivo
Formar oficineiros que estimulem a participação das escolas na construção de uma cultura de rede através de um laboratório de criatividade e formação de coletivos culturais dentro das escolas.
Metodologia
8 encontros vituais, 6 oficinas práticas e uma intervenção artística/cultural.
Quatro eixos:
1. Modelos de organização: dos coletivos a democracia
2. Ocupação do espaço público
3. Mídia Livre
4. Remixologia
1. Modelos de organização: dos coletivos a democracia (e/ou a “Política descolada de Brasília”) – aproximar das pessoas e do dia os diferentes modelos de governança que nos cercam, descolando política de “Brasília”. O principal, aqui, é desconstruir a ideia de que só tem um jeito certo de tomar decisões; apresentar outras formas de tomar decisão como escolhas possíveis para processos internos.
2. Ocupação do Espaço Público – pesquisa de campo do espaço público da comunidade. Mapeamento afetivo desse espaço.
3. Mídia Livre – proposta de debate e geração de conteúdo com mídias móveis. Trabalhar o conceito de midiativismo e direitos humanos, mantendo a ponte com espaços públicos.
4. Remixologia – contextualização da cultura livre – o que é licenciar de maneira livre, porque isso é um convite para o mundo interagir com suas ideias; a apropriação da produção simbólica do mundo para criar outras coisas. Apresentacão de referências de processos coletivos e colaborativos.
QUALQUER DÚVIDA
entrar em contato com lab@labexperimental.org
Faça um comentário