A arte secular do Origami

por Marcelo Lopes

O Origami, do original ori, “dobrar”, e kami, “papel” é uma arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

Fazer um origami é um exercício de técnica, paciência, arte e geometria. Para fazer, usa-se um determinado número de dobras diferentes, que podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos.

Sua forma mais básica, parte de um pedaço de papel dobrado em um quadrado perfeito, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. A criatividade do que se pode fazer com os origami parece não ter limites.

Para provar, fizemos uma playlist especial de vídeos-tutoriais dos melhores, mais incríveis e complexas dessa obras de arte em papel. São quase todos de dobras complexas para quem jantem um estágio avançado de conhecimento e quer fazer em casa. Mesmo assim, quem ainda não fez, vale a pena conferir e, quem sabe, arriscar fazer um. Basta assistir a sequência dos vídeos e se dedicar.

Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 262 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*