Por Marcelo Lopes
É natural ao ser humano se perguntar de onde vêm as coisas. A origem de tudo é assunto à pauta de qualquer vivente. Saber de onde se vem é premissa para ter subsídios para a compreensão do presente e planejamento do futuro. Daí a importância da memória e da maneira com o homem registra sua própria história.

A Ong Carreiro de Tropa (Catrop) desenvolve um trabalho articulado de pesquisa a ações de formação, apoiada institucional e/ou informalmente por diversas entidades e iniciativas individuais, com atividades de registro, resgate documental (material e oral), organizando acervos dispersos e sistematizando a memória do Tropeirismo num raio de ação que a cada ano ganha maior diâmetro e reconhecimento. Sua contribuição para a compreensão da nossa própria herança cultural tem sido fundamental e merece – mais do que vem sendo – ser apoiada de todas as formas.
A entidade realiza um trabalho duro – como foi sempre o de um tropeiro – e, assim como o desta figura central, mantém raízes fortes, capazes de se fazer notar pelo vigor do trabalho e do seu conteúdo.

O Blog da instituição promove atualmente uma enquete perguntando onde é possível identificar a presença a cultural do tropeirismo em Vitória da Conquista.
Acessem, votem e opinem. E aproveitem para conhecer melhor o trabalho da Catrop.
Faça um comentário