Cine Madrigal será adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista

5 de setembro de 2013

Release / Secom-PMVC

O antigo cinema funcionará como espaço destinado a atividades ligadas às secretarias de Educação e Cultura

cine-madrigalInaugurado em grande estilo na noite de 22 de maio de 1968, com a exibição do filme “A noite dos generais”, o Cine Madrigal teve longa trajetória, até ser fechado definitivamente, em 30 de julho de 2007. Os 39 anos de atuação, no entanto, foram suficientes para fixá-lo na memória coletiva – e afetiva – de Vitória da Conquista.

A fim de transformar esse espaço histórico num espaço destinado a atividades educacionais e culturais, a Prefeitura Municipal optou por adquiri-lo, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O decreto de desapropriação do local será assinado pelo prefeito Guilherme Menezes às 20h dessa quinta-feira, 5, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O ato integra-se à programação da 9ª edição da Mostra Cinema Conquista, realizada no local entre os dias 1º e 6 de setembro.

Após a assinatura do decreto, as instalações do Cine Madrigal serão avaliadas por profissionais de engenharia da Prefeitura, o que definirá sobre as dimensões da reforma a que o espaço será submetido. Enquanto isso, integrantes das secretarias municipais de Educação e Cultura decidirão sobre a programação de atividades futuramente reservada ao local.

EDPC-Cine-Madrigal‘Espaço multifuncional’ – Segundo o secretário interino de Educação, Ricardo Marques, o Cine Madrigal, após reformado, servirá principalmente as atividades pedagógicas ligadas à Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. “É importante que a cidade preserve os espaços que possuem importância histórica. A Secretaria necessita de locais para atividades de formação, palestras e que envolvam as escolas. A ideia é fazer com que se torne um espaço multifuncional”, explicou Marques.

A Secretaria Municipal de Educação estará diretamente envolvida com a gestão do Cine Madrigal. E, nessa tarefa, será complementada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que também pretende utilizar o local para desenvolver atividades diversas. “Estamos felizes e satisfeitos com essa decisão, pois o Madrigal é um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade. É um gesto importantíssimo para o município”, comentou o titular da pasta, Gildelson Felício.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

REDES SOCIAIS