Curso completo de Especialização em Gestão Cultural – Módulo 1

Por Marcelo Lopes

oit

Entre setembro de 2009 e julho de 2010, o Observatório do Itaú Cultural realizou o Curso de Especialização em Gestão Cultural, de forma gratuita e extremamente bem disputado.

A proposta foi realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Gestão Cultural, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e certificado pela própria Universidade de Girona.

O curso, realizado simultaneamente em estrutura presencial e virtual, teve todo seu conteúdo disponibilizado pelo canal do Itaú Cultural no Youtube.

Visando melhor sistematizar o acesso aos vídeos do curso como subsídios para produtores culturais, artistas, estudiosos, professores e interessados sobre o tema, o Sintoma de Cultura organizou todos os conteúdos da especialização em postagens sequenciais em seus cinco módulos.

Muito embora o curso já tenha sido finalizado e efetivamente não mais inscreva nem certifique nenhum aluno, o precioso conteúdo, que reflete, instiga e oferece dados fundamentais sobre a gestão cultural, é inestimável para todo que, direta ou indiretamente, fazem da cultura sua prática profissional e/ou cotidiana.

Bom curso.

 “Conceitos fundamentais de cultura: das origens às novas perspectivas”
Com Teixeira Coelho (Brasil) – curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) -, e Alfons Martinell (Espanha) – diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha).
Turma 1. Módulo 1. Aula 1.

“Valores e marcos normativos de referencia para as políticas culturais”
Com Alfons Martinell (Espanha) – diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha).
Turma 1. Módulo 1. Aula 2.

 

“Análise e interpretação das mudanças sociais e tecnológicas e suas repercussões na cultura”
Com Teixeira Coelho (Brasil) – curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil).
Turma 1. Módulo 1. Aula 3.

 


“Políticas culturais em transição: diagnósticos sobre os grandes problemas das políticas culturais no quadro da política geral”
Com Lucína Jiménez (México) – presidenta de ConArte Fundação para o Fomento da Arte e da Educação (México).
Turma 1. Módulo 1. Aula 4.

 


“Políticas culturais locais como motor do desenvolvimento: os processos de descentralização e a aplicação de políticas de proximidade”
Com Jorge Fernandez de León (Espanha) – vice-conselheiro de Cultura da Região de Asturias (Espanha).
Turma 1. Módulo 1. Aula 5.

 


“Cultura e governança: problemas de gestão da cultura no contexto atual. Aspectos metodológicos do curso e trabalho em rede”
Com Teixeira Coelho (Brasil) – curador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e consultor do Observatório Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) -, Alfons Martinell (Espanha) – diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) -, Jorge Fernandez de León (Espanha) – vice-conselheiro de Cultura da Região de Asturias (Espanha) -, e Lucína Jiménez (México) – presidenta de ConArte Fundação para o Fomento da Arte e da Educação (México).
Turma 1. Módulo 1. Aula 6.

 

——————————————-

Curso completo de Especialização em Gestão Cultural – Módulo 1

Curso completo de Especialização em Gestão Cultural – Módulo 2

Curso completo de Especialização em Gestão Cultural – Módulo 3

Curso completo de Especialização em Gestão Cultural – Módulo 4

Curso completo de Especialização em Gestão Cultural – Módulo 5

Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 263 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*