Programa Rumos Itaú Cultural realiza oficina

Informações / Rumos Itaú Cultural

 

Valorizar a diversidade brasileira, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura em nosso país, premiar artistas e pesquisadores de várias áreas. Esses são os objetivos do programa Rumos, que, desde 1997, é o principal meio de apoio do Itaú Cultural à cultura brasileira.

Funciona assim:

Rumos itauSão abertos editais públicos nos quais se alteram, a cada ano, as diversas áreas de produção artística ou reflexão sobre a cultura: artes visuais, arte e tecnologia, dança, música, cinema e vídeo, educação, literatura, jornalismo cultural e gestão cultural.

Com os editais abertos, a equipe do Rumos viaja por todo o Brasil divulgando a oportunidade, investigando e mapeando artistas, escolas e circuitos de produção cultural que podem se beneficiar com o programa.

rumos2013-homeAlém de incentivar a participação, o mapeamento serve como indicador para pesquisas do Observatório e orienta as ações do Rumos no futuro, buscando sempre estimular a produção artística nos lugares onde se faz mais necessário.

Encerradas as inscrições, uma comissão independente de especialistas avalia as propostas e apresenta os selecionados. Chega a hora de colocar a mão na massa: transformar projetos, conceitos e ideias em obras de arte e pesquisas nos mais diversos suportes e com as mais variadas linguagens. Em alguns casos, os prêmios em dinheiro são um reconhecimento à importância de trabalhos já finalizados.

Com tudo pronto, é o momento de conhecer os resultados. A equipe do instituto produz shows, exposições, seminários, espetáculos e mostras em todo o país, e o público pode se deliciar e se surpreender com os rumos da nossa criatividade. Além disso, são publicados livros, catálogos, DVDs e CDs com os registros dos trabalhos, distribuídos gratuitamente a bibliotecas e instituições culturais para consulta pública. TVs e rádios parceiras também difundem o Rumos pelo Brasil.

A Oficina

Depois do lançamento nacional em São Paulo, as equipes do instituto começam a divulgar por todas as regiões do país o programa, que chega a sua 16ª edição em 2013.
Para isso, Vitória da Conquista será, no próximo dia 09 de setembro, a primeira cidade do país a receber a oficina de capacitação para o novo modelo de edital. Confira:

Encontro Rumos Itaú Cultural 2013
Dia: 09 de Setembro
Ministrantes: Edson Natale e Tânia Rodrigues
Local: Auditório Lídia Nascimento (Rossane Publicidade)
Rua Jonas Hortélio, 509 – Recreio – 2º Andar
(Esquina com a Praça do Gil)
Horário: 20h (chegada com 30 min de antecedência)
Confirmar presença:
77 3421-4881 / 9117-3287 / atendimentorossane@gmail.com
Vagas: 70

Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 262 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*