Mostra Cinema Conquista – Ano 10

12 de setembro de 2014

Por Ascom Mostra Cinema Conquista

Quando o assunto é cinema, Vitória da Conquista já está incluída no roteiro nacional. Há dez anos, a cidade passou a fazer parte do circuito de eventos voltados para a área, contemplando a população local com diversas ações de formação e exibições de longas e curtas nacionais. Tudo isso possibilitado pela Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema que, neste ano, chega a sua décima edição e apresenta, de 12 a 17 de outubro, uma programação totalmente gratuita.

10603477_10204641544857771_2138649910218360185_n

Mais de cinquenta filmes, produzidos do norte ao sul do Brasil, serão exibidos às 15, 18 e 21 horas no Centro de Convenções Divaldo Franco, e às 19 horas, tanto no Cine-Tenda (Praça Nossa Senhora dos Verdes, no bairro Brasil) quanto no Cine-Cidadão Itinerante, que visitará dez distritos de Vitória da Conquista: Bate-Pé, Batuque, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São Sebastião, Veredinha. Entre as novidades, neste ano, o Cine-Tenda contará com a exibição digital em uma tela de 8 x 4 metros, transformando praça pública em uma verdadeira sala de cinema. Além disso, as exibições do Cine-Cidadão Itinerante seguem também entre os dias 20 e 24 de outubro.

Para as atividades voltadas para a discussão de temas pertinentes ao cenário cinematográfico, desde a produção até a veiculação, serão oferecidas mesas, conferências, oficinas, curso e lançamentos de livros. O Papo de Cinema, painel que possibilita a interação do público com os realizadores presentes no evento, discute aspectos formais, técnicos e temáticos dos filmes. Neste ano, os encontros acontecem em novo horário e local: às 10h30, no Teatro Glauber Rocha, campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) – onde são desenvolvidas as demais ações de formação – com o objetivo de condensar tais programações e possibilitar a participação de todos.

Sarno-por-Leonardo-Lara2Um dos principais eventos do audiovisual do Nordeste também traz, em sua décima edição, duas homenagens a relevantes nomes do cinema. Geraldo Sarno, cineasta e documentarista baiano de importante contribuição para a identidade do cinema brasileiro, é o homenageado da Exposição “Tudo Isso Me Parece Um Sonho”.

joao_tiradentesJá o Painel Expositivo “Um assistente do auxiliar de lanterninha na empresa Cinema”, conta a história de João Carlos Sampaio, jornalista e crítico de cinema, que por três anos participou da curadoria da Mostra Cinema Conquista e faleceu em agosto deste ano. As homenagens poderão ser visitadas no foyer do Centro de Convenções Divaldo Franco.

A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Uesb, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O evento conta com a correalização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista e com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura das Secretarias de Cultura e Fazenda do Estado da Bahia. Além disso, a Mostra Cinema Conquista – Ano 10 tem o apoio institucional do Programa Janela Indiscreta, do Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), da Diretoria Audiovisual (Dimas) e da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). Fazem parte do apoio cultural: o Canal Brasil, a TVE Bahia, a TV Sudoeste e o Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte).

10322492_773999519312984_261947746881898948_n

Compartilhe:

Deixe uma resposta

REDES SOCIAIS