Site de documentário busca diálogo e produz conteúdos sobre cultura

DSC_1303No dia 10 de Julho, no Museu Regional da Uesb, em Vitória da Conquista, foi lançando o site oficial do documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”, uma realização da TV Local Cine e Vídeo, com a co-produção do Instituto Mandacaru e Portal Sintoma de Cultura. A ação, direcionada para parceiros do projeto e veículos de comunicação, teve como foco dar publicidade às ações do curta-metragem baiano e, ao mesmo tempo, lançar o site como um espaço de diálogo com a população, que pode vir a contribuir com suas histórias via contato direto com a equipe. A atividade serviu ainda para pontuar o panorama da produção audiovisual em Vitória da Conquista, feita pelo coordenador do colegiado de Cinema e Audiovisual da Uesb, prof. Rogério Oliveira, e por Esmon Primo, um dos coordenadores do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb.

O documentário trata de registrar, sob várias óticas, recortes históricos de uma prática popular conhecida no Nordeste, entre outros nomes, como o “Santo Lenho”: um ato simbólico e sincrético de proteção sobrenatural que “fecha o corpo” do praticante. Uma tradição pouco divulgada em manifestações públicas, segredada entre seus iniciados, mas difundida pela população por meio de “causos” curiosos e de relatos episódicos ligadas a vivências em torno da violência, das disputas de poder e de uma percepção mágica do mundo. Mais do que isso, o projeto trata de registrar histórias que vem se perdendo na tradição oral, com descontinuidade da transmissão de saberes para as novas gerações, devido, sobretudo, a uma dinâmica muito objetiva da vida moderna e urbana. A produção busca histórias em sete localidades baianas – Vitória da Conquista, Planalto, Lucaia, Belo Campo, Caculé, Guajerú e Salvador – ouvindo populares, memorialistas e estudiosos em várias áreas do conhecimento e das artes.

DSC_1275O site contará as rotinas e as reflexões do projeto, com postagens sobre sua realização, disponibilizando textos, imagens e vídeos que contribuam para a discussão sobre temas da cultura popular. Vinculadas ao portal Sintoma de Cultura, as publicações dialogarão com artigos, áudios e demais conteúdos, visando, de forma transversal, interligar temas mais diversos que articulem informações sobre a força da cultura popular na nossa compreensão de mundo.

A proposta do documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”, foi aprovada em quarto lugar na pontuação geral – e primeiro no interior do estado – no Edital Setorial de Audiovisual 12/2012, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura da Bahia – FCBA.

Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 262 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*