João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante

Por Luciana Oliveira

JOÃO SERENO CIRCULA A BAHIA
Vitória da Conquista é uma das cidades contempladas pela circulação do artista

João Sereno, reconhecido como mestre do ritmo da região do Vale do São Francisco e inventor de novas musicalidades, desembarca em Vitória da Conquista, no próximo dia 20, para apresentar o espetáculo musical “João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante”. O show é um projeto de circulação pelo estado, que além de Conquista, inclui apresentações nas cidades de Salvador (Teatro Jorge Amado), Santo Amaro (Teatro Dona Canô) e Uauá (Concha Acústica da Praça do Conselheiro). A circulação é patrocinada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) por meio de seleção em edital.

10001536_647421461972530_944276932_2nO projeto é fruto da busca do artista por uma nova sonoridade, encontrada na música das Rodas de São Gonçalo de Amarante, um folguedo popular da região de Juazeiro e Petrolina. Características musicais do folguedo, como os compassos ternários, formam a base para a nova batida, desenvolvida por Sereno, que a vem chamando de SomGon. À tradição, fundem-se elementos universais, recheados de divisões e batidas em contratempo. “No folguedo é uma ou duas violas e dois pandeiros que fazem o som. Eu acrescentei guitarra, baixo, bateria e sopro, dando uma batida nova, batizada de SomGon”, explica. O resultado, segundo ele, é uma música rica, alegre, percussiva para dançar e celebrar a vida.

Desse caldeirão musical surgiu um show com cerca de 90 minutos e um repertório de 15 canções, muitas delas autorais ou fruto de parcerias. Estão incluídos também alguns dos sucessos do artista, já gravados por grandes nomes da MPB, como Dominguinhos, Targino Gondim e Adelmário Coelho. Sereno se apresenta acompanhado por uma banda formada por sanfona, contrabaixo, bateria, guitarra, percussões, sopros e vocais. O público ainda terá a oportunidade de conhecer os passos típicos da dança de São Gonçalo, que serão apresentadas por um trio de dançarinos.

“João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante” é aberto ao público e acontece no Teatro Glauber Rocha da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

As rodas de São Gonçalo
Em Juazeiro da Bahia as rodas de São Gonçalo são comuns como pagamento de promessas. Duas filas de dançarinos, homens e mulheres, lado a lado, mais o guia, dançam os passos: trancelim, trocado, roda viva, peru, meia lua e outros. “O doente se pega com o santo, fica bom, então paga as rodas”, conta a juazeirense Dona Marieta da Piranga. A festa, segundo ela, é ainda regada a comida farta, como a famosa buchada de bode, acompanhada de aluá, uma espécie de garapa a base de milho, abacaxi, melaço de rapadura e especiarias. A coreógrafa petrolinense Gícia Mazd, recriou modernamente a roda de São Gonçalo, na qual homens e mulheres em movimentos gregários dançam alegre e harmoniosamente nas festas, nas ruas, sem violência.

SERVIÇO
Show João Sereno e a música das Rodas de São Gonçalo de Amarante
Onde: Teatro Glauber Rocha (Uesb) / Vitória da Conquista
Data: 20 de março
Horário: 20h

BeFunky_882343.jpg-800x280

Sobre o artista
“João, nunca ninguém cantou uma canção minha assim, prá mim – em contratempo – como você fez agora. Minha mãe adorou” (CAETENO VELOSO, 2006).

“O canto de João Sereno remete a Jackson do Pandeiro” (LAURA DANTAS – Jornal A Tarde – 10.11.2007).

Natural de Juazeiro, João Sereno compartilha o nome e a mesma cidade de origem do consagrado músico João Gilberto. Sereno é um músico reconhecido e inventor de um ritmo em princípio chamado SomGon, dançante e alegre em compasso ternário. Na busca por essa nova sonoridade, encontrou na música das Rodas de São Gonçalo de Amarante – folguedo popular da região de Juazeiro e Petrolina – a base para a nova batida. O SomGon nasce da fusão da música de São Gonçalo com elementos musicais universais.

João é considerado um músico virtuoso e um interprete sensível. Compositor disputado, conhece profundamente a cultura popular do Vale do São Francisco. Tem canções gravadas por Dominguinhos, Adelmário Coelho, Nadia Maia, Maciel Melo, Virgilio, Eugênio Cerqueira, Banda Flor Serena, Banda Sarapatel com Pimenta, entre outros.

Já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Paschoal, Dominguinhos, Sivuca e Xangai. Destaca-se ainda sua grande capacidade musical, conseguindo ser popular e sofisticado ao mesmo tempo. Domina como poucos as divisões e contratempos ao melhor estilo de Jackson do Pandeiro. O caráter multifacetado de seu trabalho faz de João Sereno um showman baiano dos palcos. A isso, soma-se ainda o humor refinado. O artista sempre arranca risadas da plateia contando os casos que vivenciou ao longo de sua carreira. No currículo, João Sereno contabiliza cinco discos: Sem rótulo (gravado enquanto ainda fazia hemodiálise); Fazendo Forró; Intenso; João Sereno e Convidados; e SomGon. Tem se apresentado em todo o Brasil e também já levou sua sonoridade para a França e Itália.

Luciana Oliveira
Sobre Luciana Oliveira 5 Artigos
Jornalista, produtora cultural, técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*