Questões para pensar com o ouvido

Por Marcelo Lopes

nao-click_silvio_santos_cantaDiscordo quando dizem que qualquer um hoje em dia pode cantar. Acredito sim que qualquer pode gravar uma música. Se olharmos para trás, dá um medo só de lembrar Silvio Santos cantando “A Pipa do Vovô Não Sobe Mais” – e nem faz tanto tempo assim já que, de tempos em tempos, a TV e a internet nos assombra com pérolas do mesmo naipe.

Não é preciso citar nomes de bandas, duplas e cantores outros fabricados para atenderem a demandas de mercado, modulados e sintetizados em estúdios, com ou sem vozes eletronizadas, mas é interessante fazer este um exercício para saber como anda seu ouvido e que tipo de escolhas se faz para o repertório musical do seu celular. Os artistas que você ouve cantam de verdade?

102582,OEm 2010, usando uma entrevista jornalística sobre uma tentativa malsucedida de estupro num bairro de subúrbio norte-americano, o grupo The Gregory Brothers criou uma melodia processando os vocais de Antoine Dodson, um dos depoentes do episódio e irmão da vítima. Depois de reconstruído como um clipe musical o som estampou a 89ª colocação na “Billboard Hot 100”. A música original para “Bed Intruder Song” se tornou um viral na internet.  Em outubro de 2010 o som havia 32.416.374 de downloads e em agosto de 2010 ainda estava classificada como recordista na iTunes.

 

 

Mulher-deitada-ouvindo-músicaCriatividades outras à parte, a música é sim uma das maiores ferramentas de educação em massa. Ao ouvir seus artistas preferidos é preciso perceber que, mais do que só cantar – ou fingir que canta – o produto do seu trabalho nos faz lembrar que a música como expressão artística é fundamental para o desenvolvimento da sensibilidade humana. A poesia sonora que produz, as letras que ancoram partículas de emoções, o ritmo e a força da música tem, para o bem e para o mal, podem literal e potencialmente de nos fazer avançar ou estagnar na nossa percepção de mundo.

Por isso, fica a pergunta: na educação do seu ouvido, quem realmente determina seu gosto musical?

Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 263 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

1 Comentário

  1. Muito bom Beto. Sem vocea jamais teiomars estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*