IV Conferencia de Cultura de Vitória da Conquista

No próximo domingo, 4 de julho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá a IV Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista. O evento terá início às 8h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Durante a conferência, será debatido o tema “Uma política de estado para cultura: desafios do sistema municipal de cultura”. Mas ações voltadas à promoção da cultura já vêm sendo desenvolvidas no Município, por meio de programas sociais e políticas públicas que envolvem diversas secretarias. “É importante destacar que as ações do governo extrapolam os limites da Secretaria de Cultura. Os projetos pedagógicos da Secretaria de Educação envolvem várias atividades com arte-educadores, sempre estimulando essa formação humanística e cultural dos nossos educandos. O mesmo acontece com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, comenta o secretário municipal de cultura, Gildelson Felício.

Cultura e Desenvolvimento Social – Programas sociais, como o Vivendo a Terceira Idade e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvem atividades culturais como estratégia de socialização e integração de seus usuários. O Programa Conquista Criança, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi criado há dezesseis anos e atende crianças e adolescentes de 48 bairros do município de Vitória da Conquista, em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social. Atualmente, cerca de 400 crianças e adolescentes recebem, além da assistência social, aulas de canto coral, capoeira. Participam ainda de oficinas de percussão e de leitura, teatro, Karate, entre outras atividades culturais. A valorização da cultura, sobretudo, a regional, é percebida também nas ações promovidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). São oito em Vitória da Conquista, realizando, em diversas comunidades, ações culturais relacionadas à música, ao cinema, ao teatro e ao artesanato.

cultura-600x399Cultura e Educação – Nas escolas municipais, além do currículo básico, os estudantes têm acessos à informação e à participação efetiva em manifestações culturais, por meio de programas como o Escola Mais, desenvolvido pelo Município, e o Mais Educação, promovido pelo Governo Federal, com o apoio da equipe municipal. Salas de leitura, construídas com recursos municipais, laboratórios de informática; aulas de artes, esportes já fazem parte da realidade rede municipal de ensino. O horário de atividade complementar dos professores se transforma, para os alunos, em aulas de arte, cultura, com os monitores do Escola Mais. Além disso, o município está aderindo ao Mais Cultura nas Escolas, programa idealizado pelo Governo Federal, com intuito de desenvolver projetos culturais que tenham duração mínima de seis meses e que estejam em sintonia com o projeto pedagógico da escola. A iniciativa pode partir tanto da própria escola quanto de artistas que queiram trabalhar no ambiente escolar.

Cultura e comunidade – “Nessa quarta Conferência Municipal de Cultura nós vamos discutir com a comunidade, de forma mais especial com os promotores e artistas da cidade envolvidos nas questões culturais do nosso município, não só aquilo que a gente já vem realizando, mas também elaborar propostas para compor o futuro Sistema Municipal de Cultura”, afirma o secretário Gildelson Felício. A Secretaria de Cultura, que mediará o diálogo com a comunidade durante a conferência, é a responsável pela manutenção de equipamentos, como o Conservatório Municipal de Música, que oferece aulas de música clássica e popular a mais de 500 alunos, sem qualquer custo para esses; a Filarmônica Municipal; o Teatro Carlos Jeovah; a Casa Memorial Régis Pacheco e a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, que tem títulos raros e 44 mil volumes. Além disso, é por meio da Secretaria de Cultura que o Governo Municipal promove eventos de grande participação popular, como o Natal da Cidade, o Forró Pé de Serra do Periperi e o Festival da Juventude e a Mostra de Cinema Conquista que realizam diversas atividades de formação para os participantes.

Confira a programação da IV Conferência Municipal de Cultura.

8h – Credenciamento

8:30h – Aprovação do Regimento Interno da Conferência

9h – Abertura / Prefeito Guilherme Menezes

9:30h – Relatórios de ações anteriores

10h – Exibição de vídeo

10:15h – Orientação para os grupos de trabalho

10:30h – Discussão em Grupos conforme eixos temáticos:

Eixo I – Implementação do Sistema Municipal de Cultura

Foco: impactos da Emenda Constitucional do SNC e da Lei Orgânica da Cultura da Bahia (12.365/2011) na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo. Diagnosticar / identificar ações que contribuem com a formação cultural e implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Eixo II – A cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento

Foco: fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania; e economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Formular propostas de ações estratégicas para a implantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

GRUPO I – EXPRESSÕES ARTÍSTICAS:

Teatro/Dança/Circo

GRUPO II – EXPRESSÕES ARTÍSTICAS:

Música/Literatura/Cultura Popular

GRUPO III – EXPRESSÕES ARTÍSTICAS:

Audiovisual/Artes Visuais e Artesanais/ Design e Serviços Criativos

GRUPO IV – ESPAÇOS CULTURAIS E PATRIMÔNIO MATERIAL:

GRUPO V – EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO CULTURAIS:

Educadores/Pesquisadores/Estudantes/Produtores/Profissionais da Economia da Cultura

 

13h – Almoço / Intervenção Artística

14h30 – Plenária para discussão e aprovação de propostas

16h30 – Eleição de Delegados da Sociedade Civil para Conferência Territorial e Estadual

17h – Encerramento

Fonte: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/vitoria-da-conquista-promove-iv-conferencia-municipal-de-cultura/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*