O que é

Equipe TVProponente/ Produção: Empresa com quase 10 anos de atuação no mercado de Vitória da Conquista e em toda a Bahia. Criada por profissionais com experiência e formação na área da comunicação, é hoje uma produtora de vídeo com autonomia de equipamentos e focada na comunicação criativa e de altíssima qualidade.
 Equipe MandacaruProdução: Instituto Mandacaru de Inclusão SocioculturalEntidade criada em Vitória da Conquista por pessoas ligadas à Cultura, Educação e Comunicação com a finalidade de viabilizar e produzir projetos de múltiplos interesses para a região.
Equipe SCCo-Produção: Blog Sintoma de CulturaSite especializado em discussão, produção e divulgação de temas ligados à cultura. Articula parcerias para produção cultural em projetos institucionais em audiovisual, música, artes visuais e cênicas.

Arte Camiseta Lancamento 02.1O documentário “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”, aprovado no Edital Setorial de Audiovisual 12/2012, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura da Bahia – FCBA é a primeira realização do Projeto Memórias da Cultura Popular, uma série de ações de pesquisa e produções audiovisuais sobre o imaginário e saberes populares, calcados nos mais diversos temas que os constituem: histórias, músicas, literatura, artes visuais, artesanato, entre outras manifestações.

SINOPSE O documentário trata de registrar, sob várias óticas, recortes históricos de uma prática popular conhecida no Nordeste como o “Santo Lenho”: um ato simbólico e sincrético de proteção sobrenatural que “fecha o corpo” do praticante. Uma tradição pouco divulgada em manifestações públicas, segredada entre seus iniciados, mas difundida pela população por meio de “causos” curiosos e de relatos episódicos aparentemente desconexos do tema. O Santo Lenho se notabilizou em episódios históricos como o da “Chacina do Tamanduá” e em inúmeros casos de pessoas dotadas de poderes “sobrenaturais”. Sem discutir a existência real ou não da prática, o documentário propõe o registro e o alinhavo das várias histórias que circulam nos saberes populares e como elas se desenham em temas como o sobrenatural, a violência naturalizada e as relações de poder social.

REDES SOCIAIS