Inscrições gratuitas para o Palco Giratório

Por Marcelo Lopes/ Release SESC
O SESC traz para Vitória da Conquista mais uma etapa do Palco Giratório, um projeto que leva para centenas de cidades do país, grupos cênicos de diversos perfis, estilos e propostas, valorizando a diversidade criativa do Brasil. Um contato mais próximo com o trabalho de artistas dos quatro cantos do nosso território.
A 4ª etapa do projeto em Conquista já tem abertas desde o dia 09/10 as inscrições para a oficina “Um Olhar sobre a Cultura Popular”, com um painel temático da influência popular nas expressões da dança brasileira. Não percam. VAGAS LIMITADAS.
 
Seguem as informações:
PALCO GIRATÓRIO – 4º ETAPA
OFICINA:
“Um olhar sobre a Cultura Popular”
MINISTRANTE: Maria Paula Costa Rêgo e Grupo Grial
LOCAL: Sala Polivalente Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
DATA: 02 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 14h às 18h
INSCRIÇÕES GRATUITAS: Setor Social – SESC
INFORMAÇÕES: 77 3426-3131
VAGAS: 25 (Vinte e Cinco)
Ementa:
A Cultura Popular é uma linguagem artística autônoma e pode servir de alicerce para a criação de técnicas variadas de dança capazes de se adequar à criação artística. A prática de algumas danças Tradicionais e suas reconstruções, como base de construções narrativas numa tentativa para compreender a linguagem da Dança. Aproximar a Cultura Popular à criação coreográfica. Tornar o olhar, daquele que observa este universo, capaz de perceber os canais de possibilidades coreográficas contidas nas manifestações populares.
INSCRIÇÕES ABERTAS (Gratuitas)
ESPETÁCULO
A BARCA 
(uma história, duas ou três – Parte I)
DATA: 03 DE NOVEMBRO
LOCAL: PRAÇA 09 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19 horas
Classificação etária: Livre
Gênero: Teatro – Dança de Rua
Duração: 1h30
Sinopse:
Grupo Grial e Mestres de Cavalo Marinho: um encontro que já vem se delineando no tempo, numa busca contínua por uma escritura corporal e cênica ímpar. Seguindo a ideia de construir com esses brincantes, e a partir deles, um espetáculo de rua que conta histórias populares e eruditas das mais diversas maneiras, o Grial chega a um espetáculo festivo, lúdico, poético, vigoroso e musical. Tudo na sua construção cênica permeia o universo do Cavalo Marinho para construir contações de histórias universais como Dom Quixote, Joana D’arc, Medusa, Romeu e Julieta, Iara e outras. Aqui, a tradição entra em cena de forma pungente, contundente, inteira e criativa para questionar o lugar das Tradições no Brasil de hoje.
SOBRE O GRUPO
Em 1997, o GRUPO GRIAL DE DANÇA (Recife/PE) é criado por Ariano Suassuna (poeta, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras) e Maria Paula Costa Rêgo (formada em Dança pela Universidade da Sorbonne – Paris, ex-bailarina do Balé Popular de Recife e da Cia de Dança Les Passagers – Paris). Ariano, mentor do Movimento Armorial buscava retomar a pesquisa sobre a linguagem da dança e encontrou em Maria Paula o fio condutor necessário para transformar a ideia em movimento. São 15 anos de amadurecimento que transformaram e deram densidade à proposta estética do Grupo Grial de Dança. Os brincantes que serviam de objeto de pesquisa hoje são o corpo de dança do Grial. A cultura popular, que entrou no Grupo como inspiração, tornou-se cerne das suas criações coreográficas nos últimos 06 anos, muitas delas criadas a partir de Prêmios e Editais nacionais. Cada resultado da pesquisa feita pelo Grial resulta num brasão histórico em forma de coreografia que provoca os sentimentos do público e emociona ao representar as manifestações populares com a nobreza a que, frequentemente, só a arte erudita tem se dedicado. 
Imperdível!
Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 263 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*