Seminário sobre Cultura, Memória e Desenvolvimento na Uesb

De 31 de julho a 3 de agosto, será realizado, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, o XVII Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD). O grupo surgiu em 2002 e reúne pesquisadores e estudantes de várias universidades brasileiras, que se encontram nos seminários realizados anualmente. Nos últimos anos, os encontros têm acontecido em Brasília ou em Vitória da Conquista, já tendo ocorrido também em Salvador.

Cartaz CMD 003São centrais aos interesses do grupo duas linhas de pesquisa: Formas de Vida, Formas de Conhecimento e Processos de Mudança Sociocultural e Fronteiras, Sensibilidade e Entrecruzamentos Culturais nas Experiências Contemporâneas. Em torno desses dois eixos, serão realizadas as seguintes mesas temáticas: “A construção do valor: economia criativa e capitalismo cultural contemporâneo”; “Políticas culturais: reflexões, atores e práticas”; “Poética, memória e processos criativos artísticos”; “O Simbólico no Desenvolvimento Humano”; e “Acentos sobre o estilo e a ocasião: investigações no âmbito da teoria das práticas”. As mesas serão coordenadas por integrantes do grupo e contemplarão trabalhos de pesquisa inscritos para o seminário.

A programação conta ainda com a palestra “A viva presença da biografia”, a ser ministrada pela pesquisadora Mariza Guerra, e com o lançamento dos livros “Anel encarnado, biografia e história em Raimundo Magalhães Júnior”, da mesma autora; “A sociologia de um gênero: o baião” e “Dossiê Cultura e desenvolvimento: o advento da economia criativa”, de Elder Maia.

Haverá ainda a exibição do filme “Amor” (Michael Haneke, França, 2012), numa sessão especial do Programa Janela Indiscreta. Todas as atividades serão realizadas na Sala de Exibição do Módulo de Comunicação Professor Gileno Paiva (prédio da TV Uesb). A realização é do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e do Programa Janela Indiscreta, ambos das Uesb.

Mais informações sobre o grupo, no site culturaememoria.com.br, e sobre o seminário, pelo telefone (77) 3425-9330.

Marcelo Lopes
Sobre Marcelo Lopes 263 Artigos
Historiador, produtor cultural, escritor, artista gráfico e técnico-analista em projetos culturais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*